O que você precisa para se dar bem no poker? (Parte I)

pocket-aces

E aí pessoal, blz? Hoje vou começar uma série de posts sobre o que vim aprendendo observando os jogadores do AK Team, e falar sobre características que são fundamentais para qualquer jogador que almeja uma carreira brilhante no poker.

Dando a largada na nossa série, vamos começar falando de um assunto que é no mínimo a base de qualquer vertente do poker, e que apesar de muito falado, existe pouquíssimo material específico sobre isso:

O longo prazo: 

Se você acompanha ou já viu alguma reportagem com um jogador profissional de poker com certeza deve ter ouvido o termo “longo prazo”, e como o poker gira em função disso. Isso é um fato, e outro fato é que a maioria das pessoas não tem real entendimento desse conceito, principalmente quando estão nas mesas.

Longo prazo é a ideia de que uma atividade que pode ter vários resultados, se realizada frequentemente de determinada forma, tenderá mais para um dos resultados. Ou seja, se você for all in com AK pré-flop, você ganhará algumas vezes e perderá outras, mas sem dúvida você estará ganhando dinheiro no longo prazo. Ao mesmo tempo, se você for all in com o mesmo AK no flop 689 com flush draw, você provavelmente vai perder uma nota no longo prazo. Ou seja, a mesma mão pode ser lucrativa ou deficitária, dependendo da forma que for jogada…

Tudo muito bonito, certo? O problema é colocar isso na cabeça! Então vamos a dois pontos fundamentais para você entender o longo prazo:

1 – Seu cérebro não nasceu para o longo prazo.

O sistema de recompensa do cérebro humano em geral funciona baseado na lei do menor esforço, e menor tempo, o contrário também é válido. Por isso que quando você toma uma bad beat você se sente frustrado, bravo, com a conta fedida, etc. Seu cérebro em geral não entende que aquela jogada foi lucrativa por que nas próximas 100 vezes que você fazer ela, você vai ganhar 80, então pouco importa as 20 vezes que o outro cara acertou no river, você estará ganhando dinheiro.

2- É isso que vai te fazer ganhar!

A parte ótima disso é que tudo que não é natural pode ser aprendido, e enquanto você aprende o seu parceiro ali do lado nem sabe do que estamos falando. Por isso alguns jogadores se destacam e outros não, eles aprendem o que os outros nem sabem que deveriam saber. Logo, a próxima coisa que você vai fazer é começar a praticar!

Tudo que não é natural hoje pode se tornar natural de uma única forma: praticando. Então mexa essa bunda, abra o pokerstars, e comece a jogar. Mas não para ganhar dinheiro, jogue barato, torneios de 25 centavos, 10 centavos… se não tem dinheiro para colocar jogue freerolls, play money, não importa. Mas jogue bastante, e sempre lembrando do longo prazo. Logo seu cérebro vai ver como os resultados de cada jogada variam, mas que na soma você sai ganhando, logo ficará fácil seguir depois de perder aquele AA x KK, logo as cartas não vão mais importar… Ai você estará no caminho de se tornar um jogador profissional.

——————————-

É isso ai pessoal, espero que tenham curtido mais esse post do blog. Lembrando que qualquer duvida ou sugestão de tópico podem mandar aqui nos comentários!

Um abraço e uma ótima quinta!

Gabriel

Anúncios

29 comentários

  1. É isso ai, estou andando no caminho do poker algum tempo mas só agora que estou estudando forte para viver desse esporte!
    E longo prazo não se aplica somente ao Poker mas em quase tudo na vida! Um investimento na Bolsa de Valores um titulo e assim vai, o importante é sempre ter em mente o brilhante futuro!

  2. Mto legal esse post Gabriel parabens, acabei de perder um AKs para ATo , all in pre flop em mesa final , ambos acertamos o A mais o river veio o T do vilão lamentavel kkkkkkk mais segue o jogo abrass

  3. Republicou isso em trytobeasharke comentado:
    Um post muito bom sobre um dos temas que mais me fazia confusão, todos os dias vejo no facebook em grupos de poker gente a dizer que o site de poker é culpado por perder com o seu fantástico AA ou KK que pensam ser imbatível.

  4. Parabéns! Vai ajudar muito, eu que sou principiante..muitas das vezes perco meu dinheiro por impaciência ou por questão de azar, vou curtir muito essa ajuda! vlw

  5. Muito bom o post, parabéns! E aqui vai uma sugestão:
    Falar sobre a criação de notas durante um torneio..
    O geral, como criá-las, editá-las, quais jogadores etc

    Abraço!

    1. Esse assunto é bem específico mesmo Lucas, acredito que possa fazer um post só sobre isso no futuro, mas se tiver dúvida pode me mandar uma mensagem no facebook que te falo como faço as minhas. =)

  6. Parabéns e obrigado pelo post, conhecimento numca é de mais. Sou jogo mais em “home game” entre amigos, mas apenas dois ou três procuram conhecimento. As vezes fica difícil por em prática certas jogadas, leituras e principalmente bluff’s.
    Mas estamos ai, GL pra nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s